En esta página puede obtener un análisis detallado de una palabra o frase, producido utilizando la mejor tecnología de inteligencia artificial hasta la fecha:
A adaptação às alterações climáticas é o processo de ajuste aos efeitos atuais ou esperados das alterações climáticas. É uma das formas de responder às alterações climáticas, juntamente com a mitigação. Para os humanos, a adaptação visa moderar ou evitar danos e explorar oportunidades; para sistemas naturais, os humanos podem intervir para ajudar no ajuste. As ações de adaptação podem ser incrementais (ações em que o objetivo central é manter a essência e integridade de um sistema) ou transformadoras (ações que alteram os atributos fundamentais de um sistema em resposta às alterações climáticas e os seus impactos). A necessidade de adaptação varia de lugar para lugar, dependendo da sensibilidade e vulnerabilidade aos impactos ambientais.
As ações de adaptação podem ser agrupadas em três categorias: Adaptação estrutural e física (pode ser agrupada em engenharia e ambiente construído, tecnologia, serviços baseados em ecossistemas); Adaptação social (educacional, informacional, comportamental); e Adaptação institucional (organizações económicas, leis e regulamentos, políticas e programas governamentais).
A adaptação é especialmente importante nos países em desenvolvimento, uma vez que esses países são mais vulneráveis às alterações climáticas e estão a sofrer o impacto dos efeitos das alterações climáticas. A capacidade de adaptação humana é distribuída de forma desigual em diferentes regiões e populações, e os países em desenvolvimento geralmente têm menos capacidade de adaptação. A capacidade adaptativa está intimamente ligada ao desenvolvimento social e económico.
Em geral, níveis mais altos de desenvolvimento significam maior capacidade de adaptação, mas algum desenvolvimento prende as pessoas a certos padrões ou comportamentos. E as áreas mais desenvolvidas podem ter baixa capacidade de adaptação a novos tipos de riscos naturais, não experienciados anteriormente, em relação a riscos naturais mais familiares. Os custos económicos da adaptação às alterações climáticas provavelmente custarão milhares de milhões de dólares anualmente nas próximas décadas.